Páginas

20 dezembro, 2013

"Paradise or Oblivion"

     O que seria de uma sociedade em que não houvesse escassez, onde comida, vestuário, diversão, tecnologia fossem disponíveis para todos os habitantes, onde o dinheiro, o lucro e a economia não valessem nada. Pessoas continuariam a desempenhar trabalhos monótonos, desgastantes ou semi-escravos? Ou se dedicariam a algo que as motivassem, que as desenvolvessem na arte, ciência ou tecnologia? O que seria do planeta se tudo fosse feito da melhor forma para todos?


     O documentário produz uma ideia que se origina das sociedades primitivas, onde a economia era social e em nenhuma hipótese era política. Onde nenhum humano tinha de fato uma propriedade, e toda a Terra era uma imenso quintal que era para o bem comum. Sabemos que nesta mesma época já havia o totalitarismo político e foi exatamente ele que escravizou e protagonizou o genocídio da cultura nativa. Porém hoje com a tecnologia e nossa experiencia, podemos colocar as necessidades do ser humano em co-existência com todas as outras espécies vivas, biologicamente ou filosoficamente falando, sem repressões.

     Então junto com o doc, proponho que sejam lidos, três excelentes livros que produzem um pensamento sobre o que foi, o que é e onde está no futuro, nossa liberdade. "O conceito de liberdade" de Bakunin (http://zip.net/bthwwx)", "A sociedade contra o Estado" de Pierre Clastres (http://zip.net/bjhMWL) e "A conquista do pão" de Piotr Kropotkin (http://bit.ly/WKNuDt).

          Assista: http://zip.net/bsjyFg

     Se o link fornecido não estiver funcionando, por favor entrar em contato com a página.


Nenhum comentário: